sábado, 30 de abril de 2011

Antecedentes da Revolução Mexicana

Na época da sua Revolução, o México tinha um ditador autoritário e uma população muito explorada e que vivia na miséria.
Em 1910, o México vivia 34 anos de ditadura autoritária de Porfírio Diaz(na imagem), período conhecido como Porfiriato. Sua ditadura era baseada nos latifundiários( seu principal apoio), no Exército( que atuava com força de Polícia), na Igreja Católica mexicana( que não podia possuir terras não destinadas ao culto, mas que tinha liberdade de ação) e no capital estrangeiro( que nos últimos anos de Diaz no poder controlavam: a exploração mineral, petrolífera, as estradas de ferro, bancos, produção e distribuição de energia elétrica, grande parte das indústrias e do comércio) . A miséria da população somada a violenta repressão de Diaz a seus opositores e a exploração sofrida pelos camponeses aumentou a infelicidade do povo ao um nivél crítico.
Diaz desenvolveu plenamente o captalismo mexicano incentivando a entrada de capital e empresas estrangeiras somado a uma política totalmente impopular. Seu governo era baseado na burocracia positivista ( cintíficos) onde era feito um captalismo associado e pela repressão a população comum.
Para favorecer seus principais aliados, os latifundiários, Diaz eliminou o ejido( terras comunitárias dos índios) que permitiu maior concentração dsa terras nos latifundiários e grupos gigantescos de camponeses super explorados.
Percebendo a infelicidade do povo, Porfírio Diaz anunciou em uma entrevista no ano de 1910 que não iria se candidatar a reeleição, com a intenção de acalmar os revolucionários mas acabou produzindo ainda mais agitação dos revolucionários que correram cada um para um canto para organizar seus partidos para a eleição.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário