sábado, 16 de abril de 2011

Charlie Chaplin

Um dos maiores cineastas, atores, diretores, produtores e pensadores do mundo faria hoje 122 anos.
Se você já abriu o google hoje saberá de quem eu falo : Sir Charles Spencer Chaplin ou Charlie Chaplin eternizado na história por seus filmes como o vagabundo Carlitos.
Seus filmes além de  uma ótima forma de dar risadas também são uma crítica ou um alarme: um ótimo exemplo de crítica nos seus filmes é Tempos Modernos, onde Carlitos trabalha numa fábrica que segue a risca o Fordismo, e um ótimo exemplo de alarme é O Grande Ditador em que Chaplin interpreta dois personagens: o ditador Adenoid Hynkel, satira a Adolf Hitler, e um barbeiro judeu.
Charles Spencer Chaplin(na imagem) nasceu em Londres no dia 16 de abril de 1889 e morreu em Corsier-sur-Vevey na Suiça em 25 de dezembro de 1977. Filho de uma família pobre, o pai abandonou ele, o irmão e a mãe quando Charles ainda era um bebê e quando ele era pequeno ele e o irmão foram mandados para um orfanato pela mãe mal ter dinheiro para dar de comer aos dois.
Charles e o irmão se manteram em contato,Chaplin teve que colocar a mãe num asilo e Sidney, o irmão de Chaplin lhe arrumou um trabalho numa companhia de humor londrina. Chaplin se mostrou um ótimo humorista e isso le valeu uma turnê junto com o grupo de Fred Karno nos Estados Unidos, seguida por outra turnê também com o grupo de Fred Karno e desta vez Chaplin se instalou nos Estados Unidos e logo recebe um convite para trabalhar na Califórnia nos estúdios Keystone Film Company de Mack Sennett, famoso diretor da época, em 1911 e em 1914 saí o primeiro filme de Chaplin: Making a Living.
Chaplin consegue enriquecer rapidamente e em 1919 foi sócio de um estúdio gigantesco, a United Artists e na década de 20 já era um magnata, na década de 30 começou a colocar som nos seus filmes mas apenas em 1940 com O Grande Ditador que seus filmes passaram a ser falados.
Chaplin tinha uma briga com J. Edgar Hoover, chefe do F.B.I., que acusava Chaplin de comunista, numa época dominada pelo macartismo o que causou sua expulsão dos Estados Unidos em 1952.
É importante notar que os filmes de Charlie Chaplin refletem a sua vida, por exemplo, como em O Garoto ele também fugiu do orfanato, como no filme O Imigrante ele também passou pela imigração e como no filme Carlitos Coquete, ele também passou pelos dramas da carreira de ator.
Chaplin adoeceu  no final da década de 60 e morreu dormindo na noite de natal de 1977.
Chaplin ganhou diversos oscars: Melhor Trilha Sonora por Luzes de Ribalta, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator por O Grande Ditador, pela genialidade e versatilidade em atuar, escrever, dirigir e produzir O Circo e Chaplin também ganhou um Oscar pelo conjunto da obra em 1972 ,quando retornou do exílio para recebê-lo, pelo efeito incalculável que ele teve em tornar os filmes a forma de arte deste século.
Chaplin também recebeu outros prêmios: Cavaleiro(Sir) do Reino Unido, Legion D'Honneur(Legião de Honra) do governo francês e Doutor Honoris Causa da Universidade de Oxford. Chaplin é o cineasta que mais recebeu prêmios da história.
Uma última coisa, eu sei que isso não tem nada a ver com história militar, mas abri uma exeção para este gênio do cinema. Parabéns pelo seu aniversário, Charles Chaplin.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário