sábado, 23 de abril de 2011

Guerra Civil e Ditadura do Proletariado

Após os bolcheviques assumirem o poder, o POSDR, partido socialista, expulsou os brancos de suas fileiras e se preparou para a Guerra Civil, com essas medidas: após longa negociação os russos abriram mão da Ucrânia, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, Bielorrússia, parte da Turquia e da Georgia em favor dos alemães em troca da paz negociada por Trotski no tratado de Brest-Litovski, confisco de terras dos latifundiários e da Igreja Ortodoxa Russa em favor dos operários, prometeu acabar com a tirania russa em locais como a Armênia, a Finlândia e a Geórgia e nacionalização de muitas empresas. Nesse tempo, os russos bancos(czaristas, liberais e mencheviques) antes em guerra se uniram contra o inimigo em comum(russos vermelhos ou bolcheviques) e os membros da Tríplice Entrente(Inglaterra, Estados Unidos, Itália, França e Japão) invadiram a Russia comandados pelo Ministro das Munições Britânico Winston Churchill, mas os soldados cançados pela Grande Guerra não conseguiram quase nada. Após a assinatura do Trarado de Brest-Litovski, Leon Trotski organizou o exército bolchevique para a desgastante Guerra Civil. Opondo se aos bolcheviques liderados por Trotski estavam os russos brancos(anarquistas, socialistas, mencheviques, czaristas) temporariamente em paz entre si e a Triplice Entrente lidera pela Inglaterra e auxiliando os anti-bolcheviques estavam países do leste europeu aliados da Entrente e os Exércitos dos territórios cedidos pelos russos aos alemães, onde os bolcheviques eram minoria.  A guerra começa em 1918, Trotski lidera brilhantemente os bolcheviques primeiro conquistando o oeste e depois o leste, e termina em 1921 com os bolcheviques derrotando os brancos, expulsando os membros da Entrente e seus aliados e anexando os territórios cedidos aos alemães(depois da Guerra eles passaram a ser governados autonamente).
Lênin(na imagem) assume o comando, faz a paz com os membros da Entrente e seus aliados e instaura uma Ditadura do Proletariado, com Trotski como número 2. Para conseguir recolocar a recem-formada União das Repúblicas Socialistas Soviéticas(U.R.S.S) no desenvolvimento, após a economia ter sido devastada na Guerra Civil, , Lênin mistura o socialismo ao captalismo ao instaurar medidas da NEP(Nova Política Econômica) como: formação de pequenas empresas privadas, liberdade de comércio, salários diferenciados e abertura de empresas estrangeiras. Isso retomou o desenvolvimento soviético e a produção agrícola e industrial, mas Lênin manteve o Partido Socialista(PS) como único partido e também manteve a censura de imprensa.
Em 1922, Lênin adoece e ele morre 2 anos depois. Se instaura uma briga interna no PS para decidir seu sucessor: Trotski ou Lênin.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário