sábado, 23 de abril de 2011

A Revolução Branca de Fevereiro de 1917

A infelicidade do povo russo e sua miséria aumentou nas décadas antecedentes a 1917 pela guerra Russo-japonesa, a crise econômica e a Grande Guerra.
Passaram-se 12 anos do 'ensaio geral da revolução' segundo Lênin e a infelicidade do povo russo cheguou a um nível máximo, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março(23 de fevereiro no calendário russo) uma multidão de mulheres fez uma passeata nas ruas da capital São Petersburgo, nos dias posteriores a multidão foi ampliada por soldados que se recusavam a matar seus conterrâneos, mesmo com ordens para isso , 4 dias depois uma multidão de soldados, trabalhadores trajados de vermelho e militantes soviéticos invadiu a reunião da Duma dissolvendo-a e intimando o Czar a abdicar. O comandante da Guarda do Czar temendo um novo massacre semelhante ao de 1905 proibiu os soldados a atirar. 3 dias mais tarde, o Czar cercado pelos revolucionários abdicou, foram formados dois comitês provisórios independentes: um formado por liberais da Duma e pelos mencheviques e outro pelos ex integrantes da anteriormente dissolvida Soviete de Petrogrado, somente bolcheviques(nome de São Petersburgo durante a 1ª Guerra Mundial) sendo que os liberais assumiram após a abdicação do Czar Nicolau II e esses queriam a permanência russa na Guerra., o Soviete pregrava já em 14 de março que o exército obedecesse o e não aos liberais. Em abril o Império Alemão, inimigo da Russia, transportou Lênin de volta a Russia , o Soviete queria dar terra aos camponeses, um exército com disciplina voluntária e oficiais eleitos democraticamente, e o fim da guerra, objetivos muito mais populares do que os do Governo Provisório. Lênin pregrava uma República dos Sovietes e a nacionalização dos bancos e da propriedade privada. Seu lema era todo o poder aos sovietes.
Enquanto a Russia se mantinha na Grande Guerra, a população continava miseravél, a inflação estava altíssima e a deserção chegava a um nível sem precendentes. A Russia estava ás vésperas de uma guerra civil.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário