domingo, 24 de abril de 2011

Socialismo

Socialismo é o nome como é conecido diversas doutrinas como variantes do socialismo(científico por exemplo), comunismo e anarquismo.
Sob a subervisão de Karl Marx e Friedrich Engels, foi criada em Londres no ano de 1864 a Associação Internacional dos Trabalhadores (Primeira Internacional) que reunia sindicatos e partidos operários do mundo todo. Eles concordavam nos seguintes princípios: pedromínio do do bem com em detrimento do individual, eliminação das classes sociais e fim da propriedade privada nos meios de produção.Mas divergiam nos meios: 
O Socialismo Científico, baseado no Socialismo Utópico, foi uma ideia feita por Karl Marx(na imagem) e Friedrich Engels no Manifesto Comunista e no conjunto de ideias conhecido como marxismo, foi uma reação ao socialismo utópico sugerido por socialistas da 'velha guarda'. Antes de escrever o Manifesto Comunista, Marx e Engels estudaram a fundo o captalismo e viram o que poderiam substituir, os dois defendian que o socialismo só seria alcançado com uma Revolução do Proletáriado, uma posterior instauração de uma Ditadura do Proletariado com o objetivo de acostumar a população ao socialismo e uma transição gradual do socialismo, uma etapa intermediaria e necessária, ao comunismo. Para justificar sua  teoria, Marx afirma que no inucio do homem; o homem vivia no comunismo, a exploração do operáro pelo captalista burguês, os acontecimentos históricos serem determinados pelas condições econômicas da sociedade, a história da homem é a história da luta de classes e como a morte é a negação da vida e faz parte da vida; a captalismo incliu em si a sua destruição. Também propunham a internacionalização do comunismo( ideia parecida com a de Trotski rejeitade pelos bolcheviques).
O Anarquismo também baseado no Socialismo Utópici, defende a extição do Estado, uma forma de comunismo, por meio de ações radicais como massacres e assassinatos de líderes políticos. Os anarquistas foram expulsos da Primeira Internacional
O Comunismo é o estado final do socialismo, com mudanças graduais deste último, sem Estado, sem propriedade privada e sem opressão. Cada membro da sociedade participa ativamente e pela democracia de todas as decisões politico-econômicas da nação. Os comunistas defendem a transição gradual do captalismo e do socialismo por meio de reformas políto-econômicas.
O Socialismo Científico foi o único desse três implementado no mundo, o anarquismo nunca ocorreu porque seus defensores foram violentamente perseguidos e o comunismo não ocorreu porque depois que dão o poder a um ditador(Ditadura do Proletariado), ele e seus sucessores não querem largar o poder.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário