domingo, 1 de maio de 2011

Contra Revoluções e o fim da Revolução Mexicana

Porfírio Diaz caiu por estar cercado por todos os lados de revolucionários e o governo que o sucedeu só tinha Madero, de tantos outros líderes, no poder.
Emiliano Zapata e Pascal Orozco se rebelaram contra Madero, mas quem deu um golpe de estado foram Félix Díaz(que não éra parente de Porfírio Diaz), Bernado Reyes e Victoriano Huerta que lideraram um golpe militar conhecido como Decena Trágica onde mataram .Madero, seu irmão Gustavo e o vice-presidente Pino Suárez. Huerta assumiu a presidência e novamente os líderes revolucionários ficaram descontentes e pegaram em armas dessa vez contra Huerta e esse atacou seus opositores com o Exército Mexicano, após 1 ano de luta e a invasão de Vera Cruz pelos Estados Unidos, Huerta renunciou e fugiu do México.
Carranza(na imagem), chefe da revolução seguindo o Plano de Guadalupe( no dia 26 de março de 1913, reunidos na Fazenda de Guadalupe, em Saltillo, Carranza e outros líderes, por exemplo Lucio Blanco e Jacinto B. Treviño, proclamaram o Plano de Guadalupe, que desconhecia os três poderes da federação e comunicava que tomariam as armas para restabelecer a ordem constitucional. Adicionalmente, Carranza era nomeado chefe do Exército Constitucionalista e era-lhe conferida a faculdade de ocupar a presidência interina do México para convocar eleições ) convocou a Convenção de Aguascalientes para lhe elegerem como líder único, a Convenção escolheu Eulalio Gutiérrez como presidente, Carranza não aceitou e seus seguidores guerrearam contra as tropas de Gutiérrez e da Convenção. Carranza venceu e os constitucionalistas começaram a escrever uma novo constituição e empossar Carranza na presidência já em 1917.
Mas havia ainda muitos líderes que derrotaram Diaz, Madero e Huerta para uma cadeira de presidente e uma guerra civil, uma luta de facções recomeçou. Entre batalhas e assassinatos políticos Emiliano Zapata morreu em 1919, Carranza em 1920, Pancho Villa em 1923 e Obregón em 1928.
Após a morte de Carranza, assumiu um opositor seu nomeado pelo congresso chamado Adolfo da la Huerta que assumiu em junho; convocou eleições em setembro e em dezembro assumiu Álvaro Obregón que governou até 1924 e nesse ano não poderia se reeleger, candidatou o seu preferido( alguns meses antes de la Huerta queria ser presidente mais quando viu que Obregón favorecia seu preferido, iniciou a rebelião delahuertista que foi sufocada pelo governo): Plutarco Elías Calles, com de la Huerta exilado nos EUA, Calles governou de 1924 até 1928, em 1928 ocorreram alterações nos artigos 13 e 82 da constituição, possibilitando a candidatura de Obregón que ganhou facilmente, mas morreu antes de assumir.
Calles assumiu o poder e em 1929 fundou o Partido Nacional Revolucionário, rebatizado de Partido da Revolução Mexicana e por fim Partido Revolucionário Institucional. Esse partigo govenou o México por mais de 70 anos.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário