domingo, 8 de maio de 2011

Imperialismo e a Luta dos Indianos pelo Independência

A luta dos indianos pela sua independência foi uma revolta contra o imperialismo direto inglês que havia conquistado a Índia pela força.
A Inglaterra era muito dependente da Índia e por isso não podia deixar que a Índia fosse independente : a Índia fornecia algodão, cânhamo, tinta de tecido ( índigo), chá, café e carvão, era um gigantesco mercado consumidor de produtos industrializados ingleses e ainda por cima uma fortuna em impostos, taxas e pagamentos de dívidas. E a maioria dos indianos vivia na miséria e sofriam de tempos em tempos, crises de fome e doenças.
Os ingleses tornaram o inglês a língua oficial e organizaram a Índia em diversas províncias que reuniam povos de origens e religiões diferentes e az vezes em guerra. E os ingleses quebravam o isolamento de povos, que sobreviviam muito bem sozinos, com a construção de estradas, canais e ferrovias.
Os ingleses estimulavam a ocidentalização de alguns indianos, ou seja incentivar as famílias indianas mais ricas e influentes a mandarem seus filhos para estudar na Inglaterra onde acabavam adquirindo costumes; gostos e opniões inglesas, para servirem de intermediários entre os indianos(colônia) e os ingleses(metrópole). Os indianos ocidentalizados adquiriam os costumes, gostos e opniões ingleses mas também adquiriam ideias liberais e democráticas e percebiam a contradição entre as leis aplicadas na Inglaterra e as aplicadas na Índia. A ocidentalização ajudou a formar líderes nacionalistas indianos como Nehru e Gandhi.
Mahatma Gandhi, o maior líder nacionalista indiano, voltou a Índia em 1914 depois de 20 advogando pelos indianos na África do Sul, outra colônia inglesa, em plena Primeira Guerra Mundial onde 1 milhão de indianos lutavam pela Inglaterra, acreditando na promessa inglesa de conceder autonomia a Índia, que obviamente não foi cumprida. Essa decepção aumentou a insatisfação indiana que já estava alta pela alta dos preços e dos impostos além das mortes de indianos que foram consequencias da Guerra. Em 1919, autoridades britânicas prenderam os considerados agitadores.
Pelo princípio de não violêancia, Gandhi liderou protestos e grevas que paravam quase toda a Índia. Em 13 de abril de 1919, ocorreu o Massacre de Amritsar onde autoridades inglesas reprimiram violentamente um grande protesto matando 379 indianos e ferindo outros 1516, indignando a Índia e o mundo e iniciando a luta pela independência indiana.
Em 1920, Gandhi lançou uma nova estratégia para a libertação indiana: a desobediência civil: não pagamento de impostos, boicote aos produtos industrializados ingleses. Começa uma nova fase da luta pela independência indiana que só seria conquistada depois da Segunda Guerra Mundial.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário