sábado, 7 de maio de 2011

Imperialismo e a Partilha da África

Imperialismo é o dominínio que uma nação exerce sobre outras nações ou regiões. Por exemplo o que a Europa fez entre o final do século XIX e o início do século XX na África conquistando nações livres e soberanas pelo meio da força foi uma ação de Imperalismo direta, o que os Estados Unidos fazem hoje com as nações de terceiro mundo fazendo com que elas sejam dependentes dos Estados Unidos pela economia por que tem dívidas externas altissimas, inclusive com os EUA, é uma ação de Imperialismo indireta.
Entre 1890 e 1914, diversos países europeus invadiram a África interessados nas riquezas minerais, matérias-primas e nos produtos tropicais africanos e para os africanos restou trabalho forçado, altos impostos, destruição de seus costumes e tradições, perda de terras, discriminação racial e segregação ( separação entre raças). Por toda a África, os africanos se rebelaram contra a dominação europeia, mas suas revoltas foram facilmente sufocadas pelos europeus em menor número mas com armas infinitamente superiores.
Em 1910 a conquista da África estava finalizada e a África foi dividida em diversos territórios (Unidades Políticas) divididos sem critério e deixando tribos inimigas e que não falavavam o mesmo idioma juntos. Os problemas cresceram durante a Primeira Guerra Mundial, quando 2,5 milhões de africanos lutaram como soldados ou carregadores (de mantimentos, munição, armas, etc) causando recrutamento forçado, aumento de impostos e falta de alimentos (exportados para alimentar os europeus) e isso acabou provocando noas rebeliões, que foram sufocadas, fuga de famílias para o interior e auto-mutilação de jovens que se feriam para não entrar no Exército.
Os movimentos religiosos também foram outra forma de resistência ao europeu e foram realizados por mulçumanos, seguidores de cultos africanos e afro-cristãos. Líderes messiânicos e profetas anti-europeus pregravam para os africanos se rebelaram contra os europeus e a desobedecerem os europeus e alimentavam a esperança de uma sociedade africana livre dos europeus ou de qualquer nação imperialista.
A participação de africanos na Primeira Guerra Mundial teve grande efeitos na luta pele indepedência africana: renovou a autoconfiança dos africanos demonstrando bravura e capacidade de luta dos soldados negros, conhecimento das fraquezas dos europeus, rompeu regras ao incentivar os negros a matarem o inimigo (outro branco europeu) atitude antes punida com violência.
Em 1918 com o fim da Guerra, os colonizadores europeus precisavam agir com mais violência para submeter os africanos que começavam a ser nacionalistas (independência, ter sua própria nação). Os africanos teriam de esperar mais algumas décadas antes de ter sua independência.


- Roberto Malta

Um comentário:

  1. Esqueceu de dizer que Portugal e Espanha foram colônias dos imperialistas africanos de 711 até 1492!

    ResponderExcluir