quarta-feira, 15 de junho de 2011

David Lloyd George

David Lloyd George foi 1º Ministro britânico do meio ao fim da Primeira Guerra Mundial, foi muito importante durante as negociações do Tratado de Versalles e previu a Segunda Guerra Mundial.
David Lloyd George nasceu em Manscheter na Inglaterra no 17 de janeiro de 1863 e como sua família vinha do País de Gales é considerado galês. Ainda pequeno se mudou para o norte do País de Galês e seu tio o incentivou a virar advogado e entrar na política.
Em 1890 foi eleito deputado pelo Partido Liberal ( ficou nesse cargo até sua morte em 1945) e ganhou fama por se opor a Guerra dos Boêres. Em 1905 entrou no governo como Presidente da Jubta de Comércio do governo de Sir Henry Campbell-Bannerman e manteve o cargo até 1908 quando Campbell-Bannerman morreu e assumiu  Herbert Henry Asquith e Lloyd George ficou no governo como Ministro das Finanças ( nesse cargo ele introduziu pensões aos idosos e a previdência social) e ficou no cargo até 1915 quando o governo liberal caiu e assumiu um governo de coalizão dominado por liberais e como Asquith continuou no poder, Lloyd George apenas trocou de cargo sendo Ministro das Munições em 1915 e Secretário da Guerra em 1916 ( Lloyd George era um pacifista até o começo da Primeira Guerra Mundial, quando mudou de opnião).
Em dezembro de 1916 Lloyd George substitui Asquith como 1º Ministro e liderou a Inglaterra rumo a vitória na Guerra e representou a Inglaterra no Tratado de Versalles, Lloyd George queria punir a Alemanha politicamente e economicamente pela devastação da Europa durante a guerra, mas não queria destruir totalmente o sistema econômico e político alemão do modo que Clemenceau e muitas outras pessoas da França queriam fazer e Lloyd George acabou derrotado. Ele respondeu a uma pergunta de como ele tinha se saído na conferência de paz, "Nada mal, considerando que eu estava sentado entre Jesus Cristo( Woodrow Wilson, presidente americano) e Napoleão( Clemanceau, premier francês). Lloyd George fez algumas decisões péssimas que resultaram na divisão da Irlanda entre Irlanda e Irlanda do Norte e Lloyd George começou a ter problemas com a coalizão com os conservadores e em 1922 saiu do governo.
Depois de sair do governo, Lloyd George continuou sendo deputado, tentou fazer uma reforma econômica radical e foi enviado para negociar, no final da década de 30 ,com Hitler sobre suas expansões territoriais. Sobre Hitler, Lloyd George dizia que os métodos eram péssimos mas que ele tinha conseguido reerguer a Alemanha da destruição depois da Primeira Guerra Mundial.
Lloyd George disse depois da assinatura do Tratado de Versalles que travariam uma outra guera igual ou pior que essa ( Primeira Guerra Mundial) em 25 anos. A Segunda Guerra Mundial comprova essa frase.
Dizem que Lloyd George eram melhor orador que Winston Churchill, que dizem ser um dos melhores da história, Lloyd George foi um político brilhante e seu brilhante e seu apelido (com toda a razão) era o Mago Galês. Em 1945 Lloyd George recebeu o título de 1° Conde Lloyd George de Dwyfor, esse brilhante político morreu no dia 26 de março de 1945 em Ty Newydd no País de Gales. Hoje David Lloyd George está enterrado na Abadia de Westminister, onde estão enterrados os grandes heróis e políticos britânicos.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário