quarta-feira, 29 de junho de 2011

Erich Ludendorff

Erich Ludendorff foi um general brilhante e praticamente um ditador no final da Grande Guerra.
Erich Friedrich Wilhelm Ludendorff nasceu em Kruszewnia, na atual Polônia no dia 9 de abril de 1865 e teve uma infância calma e quando virou adulto entrou na Escola de Cadetes de Plön sendo um execelente aluno e estudando em uma classe 2 anos a frente da sua idade.
Em 1885 era Tenente do 57° Regimento de Infantaria, 8 anos depois era 1° Tenente do 2º Batalhão Marine e logo estava nos 8° Guardas Granadeiros. Em 1893 ele foi convidado para a Academia de Guerra e recomendado para virar Chefe de Estqado-Maior logo exercendo esse cargo no Quartel General do 5º Corpo até 1904 e em 1905 entrou para a Chefia do Estado-Maior do Exército em Berlin onde ficou até 1913. Ele então começou a preparar o Exército para a Guerra e a alterar o Plano Schilliefen(invasão da França) e ainda nesse ano assumiu o comando dos 39° Fusileiros.
Em 1914 foi promovido a General de Brigada e assumiu o comando 85ª Brigada de Infantaria e depois do inicio da Grande Guerra virou Chefe de Estado-Maior do 2º Exército alemão que atacou a Bélgica em Liège sendo muito bem sucedido e logo depois assumiu o comanda da 4ª Brigada. E Ludendorff foi chamado para a frente oriental, onde os russos venciam, como Chefe de Estado-Maior dom 8º Exército e fez uma grande dupla com Paul von Hindenburg, o comandante desse Exército. A dupla reverteu a situacão e Ludendorff virou General de Divisão. Em 1917 os bolcheviques assumiram o poder na Russia e Ludendorff participou das negociações do Tratado de Brest-Litovsk.
Ludendorff retornou ao ocidente e pouco a pouco ele assumiu o comanda informal da Alemanha, lançou as ofensivas de inverno, que estavam indo bem até a chegada dos americanos e declarou que a Guerra estava perdida e que eles tinham que manter as posições.A Guerra acabou com o Armistício de 11 de novembro de 1918.
Depois da Guerra, Ludendorff escreveu um livro de memórias e artigos para jornais sobre a Guerra, foi durante 4 anos(1924 a 1928) deputado no Reitcstag(Parlamento alemão). Ludendorff se retirou da vida pública no fim do mandato, foi expulso do Partido Nazista e morreu em 20 de dezembro de 1937 em Munique.
Pouco antes de Ludendorff morrer, Hitler ofereceu a ele o cargo de Marechal de Campo, mas ele recusou. Contra a vontade expressa de Ludendorff, Hitler fez a ele um funeral de Chefe de Estado. Ludendorff recebeu diversas medalhas, por exemplo: Honra ao Mérito e Cruz de Ferro e foi o vencedor de diversas batalhas como a de Liège e a de Tannenberg.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário