segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ferdinand Foch

Ferdinand Foch foi um dos maiores generais franceses de todos os tempos e foi muito importante durante a Primeira Guerra Mundial.
Foch nasceu no dia 2 de outubro de 1851 em  Tarbes, Hautes-Pyrénées e se alistou em 1870 na 4ª Divisão de Infantaria do Exército Francês e lutou durante a Guerra Franco-Prussiana (derrota francesa) e continuou mo Exército quando acabou a guerra, Foch subiu as patentes devagar mas em 1873 já era Tenente no 24º Regimento de Artilharia porque entrou na  École Polytechnique em 1885 já era capitão e voltou aos estudos e 10 anos depois virou professor de história militar. Em 1898 virou tenente-coronel e 3 anos depois assumiu um regimento e a partir daí subiu rapidamente de patentes sendo coronel em 1903 e general de brigada em 1907, em 1911 virou General de Divisão e 2 anos depois General de Corpo assumindo o XXº Corpo em Nancy apenas 1 ano antes da Guerra.
No início da Guerra comndando seu Corpo, Foch foi um herói mas não conseguiu resultados grandes mas virou comandante do 9º Exército que liderou brilhantemente na 1ª Batalha do Marne mas de novo sem resultados e mesmo com o Exército Francês em retirada conseguiu chegar antes dos alemães ao mar na Marcha para o Mar, ganhou reforços do 5º Exército contra-atacou e forçou os alemães a retirada e foi promovido a Comandante em Chefe assistente e assim coordenou a Primeira Batalha de Ypres e a Ofensiva de Artois.
Em 26 de março de 1918 foi escolhido como Comandante Supremo dos Aliados e comandou durante as Ofensivas da Primavera ( dos alemães) e na Segunda Batalha do Marne e planejou a Grande Ofensiva, lançada em 26 de setembro de 1918, que aniquilou de vez os alemães.
Foch foi um dos representantes franceses na Conferência de Paz de Versailles Foch lutou por acabar com todoas as chances da Alemanha atacar a França de novo ( falarei do Tratado depois) mas no final nem ele acreditava no sucesso pois disse: 'Isso não é paz, e um armistício de 20 anos' e acertou na mosca porque a Segunda Guerra Mundial começou 20 anos e 65 dias depois. Foch morreu no dia 20 de março de 1929 e foi enterrado no Lês Invalides(mesmo lugar onde estão Napoleãos e outros diversos heróis militares franceses.
Foch recebeu diversas condecorações e homenagens como: Marechal da França(1918), Inglaterra(1919) e Polônia(1923), Legião de Honra (francesa)no grau de Grande Cruz, o grau máximo,(igual a de Pétain) e Distinguished Service Medal(EUA) e também Doutor Honoris Causa da Universidade Jagiellonian em Cracóvia(Polônia).


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário