segunda-feira, 13 de junho de 2011

Philippe Pétain

Um dos personagens mais importantes na França durante as Grandes Guerras ( 1ª e 2ª Guerras Mundiais) foi Henri Philippe Benomi Omer Joseph Pétain conhecimo como Philippe Pétain e Marechal Pétain e foi um militar e político muito importante.
Pétain nasceu Cauchy-à-la-Tour em 24 de abril de 1856, com 20 anos em 1876 entrou no Exército Francês e em 1887 entrou na Escola Militar de Saint Cyr mas sua careira avançava muito devagar e apenas em 1890 virou capitão e major 10 anos depois, serviu no Marrocos e como coronel comandou o 33º Regimento de Infantaria de Arras (onde servia o Tenente Charles de Gaulle que como presidente da França mandou matar Pétain) e na primavera de 1914, com 58 anos, recebeu o comando de uma brigada.
Em agosto de 1914 foi promovido a General de Brigada e recebeu o comando da 6ª Divisão para lutar na 1ª Batalha do Marne e em outubro foi promovido para comandante do 33º Corpo e depois de conseguir uma vitória na Ofensiva de Artois no verão de 1915 e em julho de 1915 recebeu o comando do 2º Exército que ele liderou na Ofensiva de Champagne no outone de 1915.
Em fevereiro de 1916, Pétain comanda o 2º Exército na Batalha de Verdun, onde ele salva a pátria com uma estratégia defensiva brilhante, por revezamento dos soldados que iriam lutar e uso gigantesco de artilharia. No meio da batalha Pétain foi promovido a Comandante do Grupo de Exércitos Centro com 52 divisões, depois a Chefe de Estado-Maior do Exército francês e depois Comandante do Exército francês, Pétain introduziu novos tanques e aprimorou suas táticas defensivas e com a chegada dos americanos ao lado de França e Inglaterra, Pétain liderou os franceses rumo a vitória e no fim da guerra era um herói em toda a França e em novembro de 1918 foi promovido a Marechal, se manteve no serviço militar até 1934, com 78 anos e entrou na política: foi Ministro da Guerra de fevereiro a outubro de 1934 e Chefe de Estado de julho de 1940 a agosto de 1944, assinou o armistício com Hitler em 1940 e foicou presidente por mais 4 anos fazendo tudo o que Hitler le ordenava durante a República de Vichy, Pétain foi deposto pelos aliados em 1944 e preso. Depois que a guerra acabou Charles de Gaulle( ex-aluno de Pétain na Escola Militar de Saint Cyr) decretou a morte de Pétain por colaborar com os nazistas ( a sentença não foi cumprida pela idade do Marechal Pétain) e Pétain morreu com 95 anos em 23 de julho de 1951 em Île d'Yeu, numa prisão dessa ilha.
Agora que a geração que condenou Pétain morreu, o Marechal é visto como um grande general que foi infeliz nas suas escolhas durante a Segunda Guerra Mundial.


- Roberto Malta

Um comentário:

  1. Entre os anos 1938 e 1945, Minas Gerais e Rio de Janeiro receberam a visita do grande escritor francês Georges Bernanos. A É Realizações Editora, que tem publicado traduções das obras de Bernanos, acaba de lançar “Sob o Sol do Exílio: Georges Bernanos no Brasil (1938-1945)”. Nesse estudo, Sébastien Lapaque conta detalhes da passagem do escritor pelo país, sua revolta contra a mediocridade dos intelectuais e a postura de Philippe Pétain, sua amizade com pensadores brasileiros e a visita que Stefan Zweig lhe fez à véspera de se suicidar.

    Matérias na Folha de S. Paulo a propósito do lançamento do livro:
    “Descendentes de Bernanos estão espalhados pelo Brasil”: http://goo.gl/ymS4lL
    “Sob o sol de Barbacena”: http://goo.gl/O8iFve

    Para ler algumas páginas de “Sob o Sol do Exílio”: http://goo.gl/6hAEOM

    Confira também:
    Diálogos das Carmelitas: http://goo.gl/Yy3ir3
    Joana, Relapsa e Santa: http://goo.gl/CAzTTk
    Um Sonho Ruim: http://goo.gl/Kd091z
    Diário de um Pároco de Aldeia: http://goo.gl/ISErLc
    Sob o Sol de Satã: http://goo.gl/qo18Uu
    Nova História de Mouchette: http://goo.gl/BjXsgm

    ANDRÉ GOMES QUIRINO
    mkt1@erealizacoes.com.br
    (11) 5572-5363 (r. 230)

    ResponderExcluir