terça-feira, 26 de julho de 2011

A Grande Guerra

Essa era para ser a Guerra para Acabar com Todas as Guerras, isso não foi mas foi a mais terrível guerra já vivida até a Segunda Grande Guerra.
Pouco tempo antes do inicio da Guerra existiam 2 blocos de países um contra o outro: a Tríplice Aliança composta do Império Alemão, Império Austro-Húngaro, Itália(que depois mudaria de lado) e mais tarde o Império Turco-Otomano. Já do lado da Tríplice Entente estavam França, Grã-Bretanha, Russia(que saíria em 1917), Sérvia e depois entraram Itália, Estados Unidos e até o Brasil.
Logo começou uma corrida armamentista( de armas) com cada país tentando se defender e ao mesmo tempo se preparar para o ataque melhorando seus armamentos. As produções de fuzis, metralhadoras e canhões aumentaram e as frotas(Marinha) foram melhoradas,foi incentivado as invenções de novas armas e foram inventadas armas como o lança-chamas e o gás venenoso, o serviço militar se tornou obrigatório e as fronteiras foram fortificadas. A Guerra ia começar, era apenas uma questão de tempo.
No dia 28-6-1914 um jovem sérvio Gravilo Princip, membro de um grupo nacionalista sérvio chamado Mão Negra, matou o Arque-Duque Francisco Ferdinando( herdeiro do trono da Austria-Hungria) e sua mulher que estavem em Sarajevo, Bósnia para uma visita diplomática. A Austri-Hungria acusou a Sérvia de favorecer o atentado e um mês depois a guerra foi declarada e os membros iniciais dos dois blocos já estavam em guerra com a exeção da Itália.
Motivados por um nacionalismo brutal, milhões de jovens foram para a guerra. Os alemães invadiram a Bélgica(apesar dessa estar neutra) e um pouco da França e se posicionaram em trincheiras(valas) com arame farpado e alguns quilômetros a frente, franceses e ingleses(que entraram na guerra depois da invasão da Bélgica) faziam o mesmo(durante 3 anos e meio os alemães só recuaram 16 km e morreram quase 1 milhão de soldados dos 2 lados) e o objetivo era vencer o inimigo aos poucos e bem devagar.
Cemitério dos Exércitos Britânicos da Grande Guerra, em Pas
de Calais, no Vale do Rio Somme onde ocorreram muitas batalhas
Em pouco tempo toda a Europa estava assim e também as colônias europeias na África e nas ilhas do Oceano Pacífico. As colônias da Ásia apenas mandaram soldados e em 1917 os americanos entraram na Guerra pela destruição de alguns navios americanos(esse fato mudou o rumo da Guerra e salvou a França e a vitória aliada. No mesmo ano(1917) a Rússia saí da Guerra pela golpe de estado dos bolcheviques.
Em 1918,  pelas derrotas militares e por revoltas da população, esgotada e cansada da guerra o Kaiser(Imperador alemão) renuncia e é proclamada a República de Weimar( o nome da nova República da Alemanha) que determina o cessar-fogo(fim das atividades militares). É o fim da mais terrível guerra até então vista.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário