segunda-feira, 4 de julho de 2011

Guiseppe Garibaldi

Guiseppe Garibaldi foi um dos maiores revolucionários da História e lutou em diversos países.
Guiseppe Garibaldi nasceu em Nice na França no dia 4 de julho de 1807 e desde pequeno seguiu osm passos do pai que era marinheiro exercendo a profissão do pai por 10 anos, mas quando foi levar um carregamento de laranjas para Taganrog na Rússia em 1833 e encontrou membros da sociedade secreta Jovem Itália, virou socialista e entrou nessa sociedade juranda unificar a Itália,seu país. Em 1834 foi para a Carbonária(outra sociedade secreta) e participou de uma rebelião em Gênova sendo condenado a morte, em 1835 fugiu para Marselha(França) depois para a Tunísia e por fim para o Rio de Janeiro. Garibaldi lutou na Revolução Farroupilha(Rio Grande do Sul tentou se separar do Brasil) e se casou com Anita Garibaldi, com a derrota da Revolução se mudou para o Uruguai em 1842 onde lutou na Guerra Grande contra o Governador de Buenos Aires Juan Manuel de Rosas e lutou pelos revolucionários contra o Presidente do Uruguai Manuel Oribe e organizou a primeira Legião Italiana.
Em 1848 voltou a Itália pra lutar na Lombardia contra os austriacos mas não teve sucesso e se refugiou na Suiça e depois em Nice, sua terra-natal. No mesmo ano foi para Roma quando o Papa saiu mas Ezxércitos Franceses obrigaram Garibalidi a fugie e ele foi para San Marino e em 4 de de agosto de 1849 Anita morreu. Garibaldi se exilou em Nova York quando trabalhou como fabricante de velas e depois virou capitão de navios em viagens ao Pacífico, a América, a Oceania e Inglaterra. Em 1854 voltou a Itália e em 1859 lutou como Comandate das Forças Sardo-Piemoneses contra os austríacos conquistando a Lombardia. Em 1869 numa expedição ousada, Garibaldi e mais 1000 Camisas Vermelhas conquistaram a Sicilia e Napoles e Garibaldi os entregou ao Rei Vitor Emanuel II. Depois de um retiro na ilha de Caprera, Garibaldi em 1866 voltou a luta para libertar Veneza conseguindo sucesso e expulsando os austríacos de diversas cidades mas com a assinatura do Armistício de Cormons Garibaldi obedeceu ordens e parou. Em 1869 tentou conquistar Roma mas confrontado pelo Exército francês de Napoleão III Garibaldi recuou. Ele também lutou nas Guerras Austro-prussiano(pelos prussianos) e Franco-prussiana(pelos franceses) e se ofereceu a Abraham Lincoln para lutar na Guerra Civil Americana mas mudou de ideia.
Com a Guerra Franco-prussiana, as tropas de Napleão III que estavam em Roma voltaram a França e as tropas de Vitor Emanuel II ocuparam Roma. A região de Trentino só seria conquistada depois da Grande Guerra. Garibaldi foi eleito para o Parlamento Italiano e passou seus últimos dias em Caprera no dia 2 de junho de 1882. Garibaldi tem estatus o homwnagiando em diversos lugares como: Roma, Milão, Nova York, Porto Alegre e Buda-Peste(Hungria) e hoje é visto como um herói que sem ele seria quase impossível a unificaçãio da Itália.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário