terça-feira, 5 de julho de 2011

Itamar Franco

Itamar Franco foi um presidente e político brasileiro num período muito difícil e cheio de crises.
Itamar Augusto Catieiro Franco nasceu em Salvador, Bahia no dia 28 de junho de 1930 no mar(daí o nome Itamar), seu pai morreu antes dele nascer e a família se mudou para Juiz de Fora onde ele se formou Engenheiro Civil e também onde chegou a patente de capitão da reserva do Exército. Itamar se filiou ao PTB mas não conseguiu ser eleito para vereador nem vice-prefeito e com o inicio da ditadura se filiou ao MDB e foi prefeito de Juiz de Fora de 1967 a 1974, em 1974 vira Senador por Minas Gerais e em 1976 e 1977 foi eleito vice-líder do MDB.Em 1980, se filia ao PMDB e se reelege Senador por Minas Gerais e fira um grande defensor da campanha das Diretas Já!(para eleições diretas), em 1986 se filia ao PL e tenta vencer as elições para Governador de Minas Gerais mas perde por 1% dos votos para o canditado do PMDB e voltou ao Senado sendo o líder do PL no Senado e participando da Assembleia Nacional Constituinte. Em 1989 se filia ao PRN e concorre como vice de Fernando Collor e ganharam a eleição. Mas Itamar discordava da sua política economica-financeira e mais tarde no dia 29 de setembro de 1992 o Congresso fez o Impeachment de Collor e Itamar assume o governo.
Assumui o governo como interino e no dia 29 de dezembro de 1992 tomou posse, seu governo foi fundamental para o Brasil e ele junto com seu Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso(FHC), fizeram o Plano Real, diminuindo a inflação de 2500% para números aceitáveis e também fez um plebiscito sobre o tipo de governo do Brasil com vitória da república presidencialista com 69% dos votos. Apoiou a candidatura de Fernando Henrique que ganhou, mas discordou sde sua política econômica e de sua reeleição(queria se candidatar de novo) brigando seriamente com ele. Governou Minas Gerias de 1999 a 2003 e nas últimas eleições filiou-se ao PPS e se candidatou e ganhou o cargo de Senador. Morreu de leucemia no dia 2 de julho de 2011 no Hospital Albert Einstein em São Paulo.
Foi decretado 7 dias de luto oficial e esse grande presidente saiu da vida para entrar na história, como um Embaixador do Brasil em Portugal, Itália e na Organização dos Estados Americanos e por ter pedido a Volksvagen e a ajudar o Fusca a voltar a circulação, como um grande político que apoiou as caditaduras a Presidência de FHC em 1994, Lula em 2002 e Serra em 2010 e pela sua luta contra a Leucemia.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário