quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Tratado de Versailles e o Mundo Depois da Guerra

Depois da mais terrível guerra já vista era quase impossível conseguir uma paz justa que não trouxesse mais problemas.
Após a Grande Guerra o mundo nunca mais foi o mesmo: mudanças econômicas, sociais, políticas e culturais foram enormes. Durante a Guerra os governantes dos países em guerra controlaram a economia para ter certeza do fornecimento de armas, munições e suprimentos aos soldados e também artigos de 1ª necessidade aos civis(não militares). Aumentaram as importações de carvão, ferro nitrato chileno(usado em explosivos), alimentos e tecidos. Isso acelerou a economia de países como Brasil, Argentina e Índia.
Os combatentes contraíram muitas dívidas durante a Guerra e os Estados Unidos, apesar de seram neutros até 1917, emprestaram muito dinheiro aos aliados.
Já que grande parte dos homens estavam na guerra, as mulheres ocuparam seus espaços nas fábricas e me todas as atividades na cidade e no campo e era o trabalho feminino que garantia o sustento das famílias. Milhares de mulheres se alisaram nos hospitais de campanha como enfermeiras e também idosos, adolescentes, prisioneiros e habitantes das colônias(2,5 milhões das britânicas e 600 mil das francesas) participaram da guerra.
Cartaz de propagamda americano durante a
Grande Guerra
Quanto mais durava a guerra maiores eram os problemas da população: racionamentos, falta de alimentos, aumento da jornada de trabalho nas fábricas, alta dos preços e perdas materiais e humanas. A moral dos civis e militares estavam em baixa e o governo recorreu a propaganda, que ia desde cartazes;  propagandas em livros; revistas e jornais até embalagens de comida e cigarro, e mostravam imagens e frases pedindo o patriotismo dos civis e militares. Apesar disso, aos poucos cresceram as deserções(fugas de soldados) e motins(rebeliões) contra os oficiais.
Na Grande Guerra morreram entre 9 e 10 milhões de pessoas e o que restou foram soldaods mutilados(sem pernas ou braços), cidades destruídas, regiões agrícolas devastadas e gigantescas dívidas de guerra. O Tratado de Versailles, feito em 1919, firmou a paz e considerou o Império Alemão como culpado pela guerra e impôs a ele pesadas penaalizações: desmilitarização(perda de seus armamentos e redução de seu Exército e Marinha a tamanhos minímos além da proibição de ter uma Aeronaútica), perda das colônias na África e de parte de seu próprio território e pagamento de uma indenização altíssima aos Aliados(só parou de pagar alguns anos atrás). Esse Tratado acabou facilitando a ascenção nazista na década de 1930.
A Guerra acabou com os Grandes Impérios Europeus: Império Alemão, Império Austro-Hungaro, Império Turco-Otomano e Império Russo(que também teve sua revolução que foi importante para o fim desse império). Surgiram novos países no Oriente Médio e na Europa e os europeus perderam a supremacia(superioridade)para os Estados Unidos, que no fim da Guerra viraram a maior potência capitalista do mundo.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário