domingo, 7 de agosto de 2011

A Democracia Americana depois da Guerra

Depois do fim da Grande Guerra, os americanos tiveram uma breve crise econômica( de 1919 até 1921) pela queda da produção industrial e aumento dos preços e consequentemente ocorreram muitas greves, envolvendo até 3 milhões de operários. As ideias socialistas e anarquistas das maiorias dos operários tirava o sono dos patrões. O triunfo da Revolução Russa e a fundação do Partido Comunista de Chicago( 1919) aumentaram o medo dos patrões.
A classe média responsabilizava os imigrantes e sindicalistas pelos problemas sociais e pala instabilidade econômica e pedia ações do governo contra esses 'revolucionários'. O caso Saco e Vanzetti demonstra isso quando apesar de provaram que os dois eram inocentes o júri, composto por membros da classe média americana, condenou-os a morte porque eles eram anarquistas.
Esse medo de estrangeiros levou o Congresso a fazer uma lei limitando a entrada de imigrantes nos Estados Unidos.
Al Capone
O grupo terrorista Ku Klux Khan levou ao extremo a xenofobia americana ao ameaçar verbalmente e chegar a torturar e matar negros, judeus, católicos, imigrantes e comunistas. A década de 1920 foi seu auge, tendo declarado ter mais de 4 milões de membros em 1924.
Em janeiro de 1920 entrou em vigor a lei Volstead ou lei seca, que proibia a fabricação,venda e transporte de bebidas alcoólicas em todo os Estados Unidos, o que agradava a maioria americana, conservadora e moralista mas tinha um ponto negativo: os gângsters descobriram que o contrabando de bebidas era algo muito lucrativo e a bebida alcoólica era servida em pontos de jogo, bordéis e cafés controlado por criminosos tendo como cúmplices policiais, juízes e políticos corruptos. A cidade de Chicago, no Estado de Illinois, ficou famosa pelas atividades de Al Capone, célebre gângster americano. Apesar de tudo isso, a lei só foi revogada em dezembro de 1933.



- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário