quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O Nazismo na Alemanha

Depois da Grande Guerra, a Alemanha enfrentou diversos problemas, sendo o maior a hiperinflação ocorrida em 1923. A Crise Econômica trouxe diversos problemas para o governo como o desemprego e protestos contra o governo. Nesse mesmo ano houve uma tentativa de golpe de estado, e Adolf Hitler, um dos líderes(que antes era desconhecido) foi preso e libertado meses depois.
Em 1924, pelos empréstimos feitos pelos EUA, a economia alemã se reorganizou. A agricultura e a indústria voltaram a crescer, a política se estabilizou e os conflitos sociais se reduziram bastante. Até 1930, os alemães viveram uma época de prosperidade e de uma exelente vida cultural e artística. Foi a época de ouro das artes decorativas, do cinema e das pinturaras alemãs.
A Alemanha sentiu grandes efeitos da Crise de 1929 como a saída em larga escala de capitais dos EUA, o desemprego chegando a casa dos milhões e a Alemanha entrando na recessão. As tentativas do governo pra sair da Crise deram errado. Nas eleições de 1932, o Partido Nazista( de Hitler) elegeu aproximadamente 40% dos deputados, com a promessa de emprego aos desempregados e responsabilizando os judeus pela Crise.
Símbolo do Nazismo
Os nazistas eram muito racistas, anticomunistas, antidemocráticos, ultranacionalistas, militaristas e pangermanistas( queriam a unificação dos povos de língua alemã e origem germânica em uma Grande Alemanha). Queriam um Estado forte de base racial( seu lema era Um povo, um império, um guia). Para eles, o povo alemão descendia dos arianos(considerados a raça superior) e estavam destinados a controlar os povos e raças inferiores.Para manter a pureza racial dos arianos, Hitler mandou isolar os judeus e posteriormente exterminá-los, Essa teoria de superioridade dos arianos era a explicação para o expansionismo nazista(buscavam anexar o espaço vital, territórios que se anexados formariam a Grande Alemanha) que criaria o III Reich( Império) um Império que uniria todos os povos germânicos, sob o comando do Führer(guia) Hitler.
O resultado das eleições de 1933 deu a chance dos nazistas de chegar ao poder, no ano seguinte; Hitler era nomeado Chanceler pelo Presidente da República Paul von Hindenburg. Hitler assumiu a direção do páis e em agosto de 1934 já havia instaurado uma ditadura nazista.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário