terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Stalinismo na URSS

Joseph Stalin
No início da década de 20 a Russia estava sofrendo dos efeitos da Guerra Civil que devastou a Russia depois da Revolução Vermelha, e para contornar esses problemas, Lênin lançou em 1921 a NEP( retorno parcial do captalismo) e com isso a produção industrial voltou a aumentar, o desemprego diminuiu e a vida dos camponeses melhorou. Lênin reorganizou o estado e criou em 1922 a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas(URSS).
Lênin adoeceu em 1923, se afastou do poder e morreu no ano seguinte e aí começou uma disputa para a sucessão de Lênin, Joseph Stalin(Secretário-geral do partido) derrotou os opositores(como Leon Trotsky), declarou-se successor de Lênin e assumiu o poder, ficando nele até a morte em 1953.
Para uma rápida industrialização, Stalin encerrou a NEP e utilizou a partir de 1928 os planos quinquenais(planos para os próximos 5 anos) em que metas e os meios para alcança-las eram fixados. Na zona rural o governo tomou as terras, instrumentos de trabalho e gado, criou cooperativas e fazendas coletivas em que ex-rendeiros, lavradores e ex-proprietários obrigatoriamente trabalhavam. A produção da agricultura era comprada pelo governo ao preço por ele escolhido. Muito dos agricultores não gostavam dessa situação e preferiam destruir seus bens a ´dar-los para o governo e eram punidos a mando de Stalin. Em 1940, 97% das terras já estavam coletivizadas.
A indústria se concentrou na indústria pesada(como siderúrgicas e metarlúgicas) e nem grandes obras como usinas hidrelétricas e ferrovias. As greves eram proibidas e os operários eram estimulados(com intensa vigilância de Stalin) a alcançar as metas dos planos quinquenais. Como consequência desse esforço, alguns setores da indústria pesada cresceram enquanto a podrução agrícola, de bens de consumo e a qualidade de vida da população caíram.
Para não ocorrer críticas ao governo, Stalin manipulava os dados econômicos, usava uma forte repressão policial e da propaganda governista, que chamava Stalin de o Guia Genial dos Povos, exaltava um Estado forte e centralizado e dava a URSS o apelido de a Pátria do Socialismo.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário