quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Os Tenentes e as Oligarquias Brasileiras

As modernidades da década de 1920, não trouxeram benefícios a maioria dos brasileiros, que ainda sofria de muitas carências, como: rede de água e esgoto, infiltrações subterrâneas( que contaminavam a água) e as epidmias de doença(como a fatal tifo).
Praticamente não havia escolas públicas e gratuitas, e consequentemente havia muitos analfabetos. Em compensação, os imigrantes tinham muito cuidado com a educação ( daí nasceram escolas como o Dante Alighieri e o Mackenzie) pois dominar a língua era não ser enganado em contratos de trabalho, na compra de imóveis e em transações comerciais.
Nos anos 20( de 1920 a 1929), as mulheres conquistaram mais  oportunidades de trabalhar e esrudar, mas ainda não podiam votar e apenas podiam trabalhar com autorização do marido.
Existiam esses e outros obstáculos à modernização total do Brasil que seriam rapidamente resolvidos com  a eleição de canditados que se preucupassem com o Brasil e não com o bolso, mas as frudes nas eleições e 'o voto do cabresto' impediam a oposição de ganhar a eleição.
Em 1921, houve uma grande chance da oposição triunfar. Minas Gerias e São Paulo, lançou Artur Bernardes, já a oposição( que se reuniu num bloco chamado Reação Repubicana), indicou Nilo Peçanha para Presidente. Foram realizados muitos comícios da oposiçaõ nas grandes cidades, já que estes eram menos submissos aos coronéis do que os do interior.
Nilo Peçanha
A campanha de Nilo Peçanha ganhou a simpatia dos jovens oficiais do Exército( Capitães e Tenentes, generalizados como Tenetes). Os Tenentes defendiam o patriotismo e o corporativismo(união dos membros de uma instituição). O objetivo deles era o fim das oligarquias e dos coronéis e também queriam o voto secreeto, o ensino público de graça e a moralização da política, que era dever do Exército, pois para eles, o povo não conseguiria vencer as oligarquias.
Artur Bernades, candidato governista, foi eleito; com as habituais fraudes na eleição. Os Tenentes foram contra a sua posse( que ocorreria em novembro), para consolidar a eleição e também combater a indisciplina militar, o governou mandou fechar o Clube Militar e prendeu seu presidente( o mesmo que foi presidente em 1910). Foi a gota d'agua e depois disso começaram os levantes tenentistas.





- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário