domingo, 7 de agosto de 2011

A Prosperidade do Mercado Financeiro na Década de 1920

A prosperidade americana na década de 1920 não era comum a todos os americanos, havia concentração de renda(13% dos americanos tinham 90% do dinheiro) e aproximadamente 50% dos americanos(principalmete negros) vivia abaixo da linha da pobreza. Os fazendeiros passaram por toda a década com prejuízo pelo baixo preço dos alimentos( consequência da superprodução, produção acima do consumo, agrícola) e a maioria dos produtores rurais tinham dívidas com os bancos.
Outro problema era a política ecônomica externa americana. Com o passar dos anos, os países europeus devastados pela Grande Guerra se recuperaram e voltaram a produzir fazendo com que as exportações americanas caíssem e como as importações também estavam em queda, isso fez com que os países que deviam para os EUA, que dependiam das exportações para pagar a dívida, fizessem empréstimos com banqueiros americanos para pagar as dívidas com o governo americano.
Com as vendas internas crescendo(pela produção em massa, que barateou os custos, e a venda a prazo, que estimulou as compras) os industrias querendo lucrar mais, aumentou a produção, mas como o mercado consumidor(que era limitado pela sesigualdade na distribuição de renda) não cresceu tanto quanto a produção, começa a crise da superprodução, na qual os estoques cresciam e as indústrias começaram a ficar no prejuízo e para resolver esses problemas, diminuíram a produção e demitiram funcionários(no finam de 1928 o desemprego era de 4 milhões de pessoas).
Prédio da Bolsa de Valores americana na décade de 1920, em
Wall Street, Nova York
Outra medida que os industriais tomaram para voltarem a lucrar foi a venda de ações(parcela ou pequena parte de uma empresa) de suas empresas e dessa forma conseguiam dinheiro para manter seus negócios. Como os bancos ofereciam juros muito baixos para empréstimos, qualquer pessoa conseguia comprar ações na Bolsa de Valores(lugar de compra e venda de ações). Em pouco tempo, milhares de americanos já investiam em ações e esse número só aumentava. As ações tinham altas gigantescas e em pouco tempo, chegando a dobrar em um ano e meio. E a Bolsa de Valores ere uma ótima forma de conseguir lucros, nunca antes tantas pessoas ficaram ricas em tão pouco tempo.
Essa euforia no mercado financeiro se expandiu para diversos outros países com pessoas, industriais e bancos europeus comprando ações oferecidas poragências americanas em importantes cidades como Londres, Paris, Berlim, Amsterdã e Bruxelas.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário