terça-feira, 9 de agosto de 2011

A Quinta-Feira Negra

A alta da Bolsa de Valores de Nova York era apenas superficial já que a maior parte do negócio das ações era especulação(compra e venda de ações com o objetivo de conseguir lucros e não de fazer investimentos produtivos) e não investimentos produtivos(utilizar o dinheiro obtido para aumentar a produção, contratar mais pessoas).
A alta da bolsa de valores eram basicamente falsas expectativas de lucro dos investidores com as empresas e poucas pessoas observam a situação das empresas que colocavam suas ações na Bolsa(de Valores). O que os acionistas faziam era vender as ações quando o seu valor subia e comprar ações de outra empresa com possibilidade de lucro. O mercado de ações dependia de compradores, enquanto esses estivessem por lá, o mercado continuaria.
Fila de pessoas querendo retirar seu dinheiro do banco
depois da Terça-Feira Negra
Em setembro de 1929, as ações começaram a variar, para cima e para baixo, de forma imprevisível; isso foi um sinal de crise( infelizmente mal-interpretado já que os especuladores continuaram a comprar e vender ações). No dia, 24 de outubro de 1924( a Quinta- Feira Negra) as ações caíram muito e os investidores começaram a procurar compradores para poder vender suas ações rapidamente( com medo de perder todo o dinheiro aplicado nas ações, todos os acionistas queriam vender seus títulos de ações). A cada dia as ações caíam mais e no dia 29(a Terça-Feira Negra) chegou o desastre total. Esses eventos são conhecidos como o crack(quebra) da Bolsa de Valores de Nova York.
Milhares de pessoas entraram na miséria porque as suas ações perderam o valor, e, como muitas dessas pessoas tinham feito empréstimos com os bancos para investir em ações; não tinham mais como pagar.Com o risco dos bancos quebrarem, as pessoas correram para retirar suas economias do banco, e por isso, ocorreu a falência de diversos bancos e consequentemente de empresas que dependiam dos bancos. O efeito disso tudo foi que milhões de pessoas perderam os empregos.
O desembro leva a queda do consumo, que por sua vez leva a ruína comerciantes e industriais. Os preços caíram muito. A crisecomplicou a vida dos pequenos fazendeiros e dos trabalhadores rurais, já que não havia consumidores para seus produtos e esses apodreciam nos campos e celeiros. Sem dinheiro, eles perdiam suas terras para os bancos, pois não conseguiam pagar suas dívidas.
O crack de 1929 inaugurou a Grande Recessão, crise econômica que atingiu o auge no ano de 1932, nos Estados Unidos. Depois disso ela começou a perder força.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário