quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A Semana de 22

As modernidades americanas e europeias(principalmemte francesas) chegaram rapidamente ao Brasil, as mansões nas capitais tinham telefone, eletrodomésticos, gramofones, último modelo de carros, etc. Os catálogas das lojas de departamentos americanas efranceses também circulavam entre os ricos, seus filhos estudavam no exterior e e nas festas eram dançados o charleston , o fox-trot e o tango.
Diversos gêneros musicais americanos influênciaram a música brasileira, nasceram jazz-bands, que contavam entre outros instrumentos, o saxofone; o trompete e o trombone. Diversos grupos musicais surgiram, entre outros Os Oito Batutas(grupo de choro dirigido por Pixinguinha que chegou a fazer shows na Frnça e na Argentina), mas  a elite branca, muito preconceituosa, demorou a reconher o talento do brasileiro negro e humilde.
A indústria brasileira continuava a crescer, com São Paulo como centro industrial. Na década de 1920, a Ford e a General Motors começaram a produzir em São Paulo, no Rio de Janeiro entrou em operação a primeira emissora de rádio do país; a Rádio Sociedade e no Rio Grande do Sul entrou em operação a Varig, 1ª companhia aérea do Brasil.
Os intelectuais e artistas brasileiros aderiram as novas tecnologias e a renovação cultural, que se observava nas principais cidades dos EUA e da Europa. Esse novo movimento artístico foi chamado de modernismo e, rompia com os padrões estéticos e procurava combinar as tendêndias atísticas mundiaid com a realidade brasileira.
Na pintura, a arte moderna tinha temas, cores e formas extremamente diferentes dos da arte acadêmica( arte neo-clássica com a perfeição dos traços) , que era muito admirada pela elite. Grandes artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Vicento do Rego Monteiro, Lasar Segall(pinturas) e Victor Brecheret(esculturas) causaram muita polêmica.
Heitor Villa-Lobos
Já na música, Heitor Villa-Lobos adicionou ritmos populares do Brasil as suas composições( Bachianas Brasileiras, por exemplo) e conseguiu expor a música brasileira no exterior.
Na literatura, escritores e poetas modernistas, como: Oswald de Andrade, Mario de Andrade e Menotti del Picchia procuraram novas linguagens para escrever sobre temas, costumes e modos do povo e, dessa forma, abriram caminho para que, alguns anos depois, para outros escritores preucupados com os problemas sociais do Brasil.
Entre os dias 13, 15 e 17 de 1922, no Teatro Muicipal, em São Paulo, o modernismo foi apresentado aos brasileiros, alguns não receberem essas ideias bem e outros receberam, vaiando; aplaudindo; gritando; xingando e elogiando. Mas apesar disso, começou uma tansformação que levou a cultura nacional a um outro rumo.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário