terça-feira, 13 de setembro de 2011

Revoluçao de 30

Getúlio Vargas
No inicio da década de 20, a classe média, o operariado e parte da elite estavam descontentes com os políticos e as oligarquias. Depois do mandato de Artur Bernades, ocorreu o mandato de Washington Luís e no final do seu mandato ele surpreendeu e indicou para sucessão o paulista Júlio Prestes e rompeu com o Café com Leite.O governador mineiro Antônio Carlos de Andrade se sentiu traído, retirou o apoio ao governo e se aliou a oposição. Começou a Aliança Liberal que lançou em 1929 Getúlio Vargas para presidente.
Durante a campanha eleitoral o Brasil sofreu os efeitos da Crise de 1929(ocorreramgrandes quedas no preço e no consumo do café no exterior) e para piorar o Brasil vivia uma superprodução de café desde 1925. Washington Luís recusou os pedidos dos cafeicultores de socorro. Apesar disso o Estado de São Paulo conseguiu empréstimos no exterior e a crise do café foi aplacada.
Com as frudes de sempre, Júlio Prestes foi eleito. Os radicais da Aliança Liberal começaram a conspirar contra Prestes e o assassinato de João Pessos(vice de Vargas) em julho de 1930 deu mais ânimo aos radicais. A revolta começou em 3 de outubro de 1930 no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais e se expandiu para Pernambuco, Paraíba e outros estados. Com forte risco de guerra civil, o estado-maior do Exército resolveu depor Washington Luís e logo depois Vargas assumiu o poder. Tinha acabado a República Velha.
No dia 3 de novembro, Vargas tomou posse como presidente provisório, tinha plenos poderes e tomou as seguintes medidas: dissolveu o Congresso, suspendeu a Constituição
, limitou a autonomia dos estados e destitui os governadores nomeando interventores para esses estados. Essas medidas anunciavam um novo tipo de Estado, um Estado centralizador e intervencionista. Começou uma nova fase da República na qual os grupos que apoiaram a Revolução exigiam grande participação política.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário