terça-feira, 27 de setembro de 2011

Rumo ao Autoritarismo

Vargas interferiu em todos os setores da vida brasileira,para salver o café dos efeitos da Grande Recessão, comprou os estoques e mandou queimá-los,diminuindo a oferta e interrompendo a queda dos preços,mas não funcionou por muito tempo porque o café voltou a cair, porém a quantidade de exportações aumentou.
A oligarquia de São Paulo apesar disso não ficou satisfeita porque ela havia perdido o controle político do Brasil e até de São Paulo(o interventor que Vargas nomeou era do nordeste e militar). Os paulistas se posicionaram contrários ao governo e exigiram que uma Assembleia Constituinte fosse convocada e a nomeação de um interventor que fosse civil e paulista, ocorreram diversos atos de protesto na cidade de São Paulo como comícios, passeatas e destruição de sedes de jornais. Em um desses atos no dia 23 de maio de 1932, 4 jovens morreram: Martins, Miragaia, Draúzio e Camargo(MMDC), essas mortes aceleraram os preparativos para a luta armada contra Vargas e, no dia 9 de julho do mesmo ano começou a Revolução Constitucionalista de São Paulo.
Cartas paulista da Revolução
Constitucionalista
Os paulistas se envolveram em massa com o conflito, tanto de forma militar como de forma econômica e apesar dos grandes esforços em combate, tinham pouca chance de vitória pelo despreparo militar e a falta de armas. Em outubro os paulistas se renderam, no ano seguinte ocorreram eleições para a Assembleia Constituinte e em 1934 a nova Constituição foi promulgada(A Revolução Constitucionalista foi um sucesso pois atingiu o seu objetivo mas também foi um fracasso porque os paulistas se renderam).
A nova Constituição estabelecia voto secreto, voto feminino e era possível votar a partir dos 18 anos. A responsabilidade da educação em todos os níveis era do Estado, aceitava as leis trabalhistas feitas por Vargas durante o governo provisório(jornada de trabalho de 8 horas e previdência social, por exemplo).
Essa nova Constituição era liberal e dizia que a primeira eleição seria indireta e foi ganha por Vargas não deram a tranquilidade social e politica que era esperada. 2 forças políticas que eram uma o oposto da outra se estabeleceram e dividiram a população das grandes cidades do Brasil: a AIB(Ação Integralista Brasileira) que era fascista e a ANL(Aliança Nacional Libertadora) que era antifascista e liderada pelo Partido Comunista. Os comícios e passeatas desses 2 grupos eram muito concorridos e os choques entre seus integrantes, cada vez mais frequentes.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário