quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Totalitarismo

A palavra do título era utilizada por Mussolini e os facistas para exaltar o regime facista, depois diversos historiadores e sociólogos usaram essa palavra para falar sobre regimes não-democráticos em que o Estado controla totalmente a vida nacional. Dessa forma, o nazismo, o facismo e o stalinismo são regimes totalitários e tem em comum as seguintes características: culto ao Estado e ao chefe, antiliberalismo, oposição a democracia e o controle da sociedade pelo Estado.
No totalitarismo, todos os poderes estão centralizados em uma mesma pessoa, e o chefe totalitária é a própria personaficação do Estado e da nação. Em festas nacionais o retrato do governante é colocado ao lado da bandeira nacional e as crianças aprendem que vivem sobre a proteção do líder, e que a ele devem respeito e obedecimento.
Um evento(comíco) de Hitler
Os totalitaristas são contra a democracia pois acreditam que ela é um regime que divide a sociedade e estimula as diferenças; e para eles a sociedade deveria se reunir em os mesmos pensamentos e interesses, que são impostos pelo Estado. Nesses regimes eram proibidos tudo o que poderia dividir ou diferenciar as pessoas, como partidos políticos, sindicatos e liberdade de expressão e pensamento. Simultaneamente existe um rigoroso controle policial que censura as informações, controla as ideias e estimula as denúncias.
Os totalitaristas também são contra o pensamento crítico e o racionalismo e substituem a reflexão e o debate por atividades físicas(como trinamento militar e trabalho disciplinado). E também se utilizava a emoção para substituir a razão , utlilizando slogans,saudações rituais e eventos grandiosos.
Apesar das semelhanças; nazismo, facismo e stalinismo tem algumas diferenças: o nazismo se diferencia pelo ódio racista e pelo antissemitismo(ódio aos judeus), o stalinismo se diferencia por se basear no comunismo defende a luta de classes e que a revolução operária se internacionalize. O facismo e o nazismo disfarçam as diferenças sociais e apelam ao nacionalismo. O nazismo e o facismo criticam o stalinismo e vice-versa.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário