segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Eclosão da Guerra

Em março de 1938, Hitler realizou um antigo projeto: realizou o anschluss(conquista) da Aústria e depois os Sudetos, região da Tchecoloslováquia onde viviam 3 milhões de germânicos. Pelo protesto britânico e francês aconteceu um encontro em Munique em setembro de 1938 em que representantes das 2 nações concordaram com a anexação dos Sudetos por Hitler para evitar uma nova guerra.
Apesar disso, essa política pacífica foi vista pelos ditadores como sinal de fraqueza e Hitler anexou quase toda a Tchecolosváquia e os húngaros e poloneses conquistaram parta da Tchecolosváquia em que existissem minorias húngaras ou polonesas. Mussolini conquistou a Albânia.
O expansionismo nazista prosseguiu rumo ao leste, dando a impressão de um ataque alemão a URSS, porém esses países assinaram um pacto de não agressão e de cooperação econômica em agosto de 1939, esse pacto também estabelecia a divisão da Polônia entre Alemanha e URSS entre outras coisas.
No dia 1 de setembro de 1939 os alemães arranjaram um incidente na fronteira polonesa e Hitler a invadiu. Ingleses e Franceses exigiram que os alemães se rendessem e como esses não o fizeram, declararam guerra a Alemanha no dia 3 de setembro de 1939. Se iniciava a Segunda Guerra Mundial.
Tropas nazistas entram em Paris
Alguns dias depois o Exército da URSS ocupou a parte oriental da Polônia, que foi dividida entre alemães e soviéticos, desapareceu do mapa e seus habitantes sofreram massacres. No início de 1940, a URSS anexou a Finlândia, a Estônia, a Lituânia e a Letônia; já a Alemanha conquistou a Dinamarca, a Noruega, a Holanda, Luxemburgo e a Bélgica, ignorando a neutralidade desses países. Depois Hitler atacou a França, conquistou bastante territórios, os exércitos ingleses e franceses foram evacuados para a Inglaterra a partir de Dunquerque e Hitler entrou vitoriosa em Paris em junho de 1940; logo depois a França assinou a rendição deixando os ingleses sozinhos contra o EIXO.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário