segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Expansionismo Militar

Quando chegou ao poder em 1933, Hitler applicou o progama nazista:rearmar a Alemanha e anexar o espaço vital, violando duplamente o Tratado de Versailles, de 1919.O serviço militar voltou a ser obrigatório e logo formou um novo Exército, uma poderosa Aeronaútica e uma moderna Marinha.
Tropas do Exército Alemão
Em 1936, Hitler militarizou a Renânia, região de fronteira com a França e violou novamente o Tratado de Versailles e os governos inglês e francês só protestaram verbalmente cotra essa ação de Hitler.
Enquanto a crise do captalismo aumentava a adesão dos trabalhadores ao comunismo e socialismo, preucupando a burguesia europeia.
Mussolini, na Itália, também iniciava uma política de expansão militar invadindo a Etiópia em outubro de 1935 e consolidando a conquista em maio de 1936., os governos francês e inglês condenaram essa ação levando Mussolini a se aproximar de Hitler.
O Japão, utilizava uma política expansionista muito agressiva, em 1931 invadiu e conquistou a Manchúria, região norte da China que passava por uma grave crise interna e não resitiu aos invasores. Depois o Japão invadiu a China em julho de 1937 por lá ficando até o fim da guerra em 1945.
Na Espanha, a Frente Popular, em 1936, que era uma aliança de opositores ao facismo ganhou as eleições e logo ralizaram uma Reforma Agrária, irritando a burguesia local e o Exército. Parte do Exército sobre o comando do General Francisco Franco revoltou-se contra o governo da República e ocorreu uma Guerra Civil que durou até 1939.
Franco, com o auxílio militar de Hitler e Mussolini ganhou a guerra em maio de 1939 e aboliu a República e implantou uma ditadura facista que durou até a morte de Franco em 1975.No ano de 1936, Hitler e Mussolini assinaram uma aliança e mais tarde o Japão entrou na aliança formando o Eixo Roma-Berlim-Tóquio, mais conhecido por EIXO.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário