segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Guerra Fria na África e no Oriente Médio

Depois do fim da Segunda Grande Guerra, começou uma nova fase para os países africanos, o triunfo das democracis fez nascerem criticas ao colonialismo e ampliou os movimento de libertação. E após de derrubarem a tirania nazista os países colonialistas foram acusados de crimes semelhantes em suas colônias.
Os povos africanos vivam miseráveis e eram submetidos a exploração das empresas estrangeiras e dos donos das terras, tendiam a virarem comunistas. A URSS incentivou os movimentos de independência das colônias africanas e em resposta os EUA pressionaram seus aliados para que eles concedessem a independência as colônia e dessem apoio a movimentos africanos anti-comunistas.
A maior disputa entre russos e americanos foi no Congo Belga(atual República Democrática do Congo), lugar rico em cobalto, ferro, potássio e diamantes. Depois da independência em 1960 o Congo entrou numa sangrenta Guerra Civil com diversos golpe e contra-golpes incentivados pela URSS e pelos EUA. Em um desses golpes Patrice Lumumba foi assassinado, ele era o herói da independência do Congo e comunista.
Um dos maiores aliados dos EUA  na África era a África do Sul que em 1961 se tornou totalmente independente da Inglaterra e vivia desde 1948 um regime oficial de segregação racial imposta pela minoria branca a maioria negra chamado Apartheid. Pela sua forte economia, a nação expandiu seu poder militar e começou a exercer um imperialismo econômico em seues vizinhos.
Criação do Estado de Israel em 14 de maio de 1948, liderada
por David Ben-Gurion
Outro centro de disputas foi o Oriente Médio. Com a criação do Estado de Israel em 1948 se iniciou um conflito entre árabes e judeus que dura até hoje. Os árabes não aceitaram a criação de um Estado Judeu no território antigamente povoado por palestinos. Egito, Iraque, Líbano, Síria, Jordânia e Arábia Saúdita(países árabes) tiveram apoio militar da URSS atacaram Israel, que com armamentos e aviões fornecidos pelos EUA derrotaram os seus inimigos nas Guerras de 1947(Independência), 1956 e 1967(6 Dias) e aumentaram seu território em relação ao que iriam ocupar segundo divisão da Palestina feita pela ONU. Os palestinos seguem a  luta para ter seu Estado.


- Roberto Malta

Um comentário: