segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Guerra Fria na Europa e na Ásia

O mundo dividido entre captalismo e socialismo levou a tensões e guerras, sempre que um bloco ameaçava aumentar suas áreas de influência o outro prontamente respondia de forma violenta e essa tensão era aumentada pelas agências de espionagem: a Agência Central de Inteligênica, CIA(que substitui a OSS) do lado americano, e o Comitê para a Segurança do Estado, KGB do lado soviético, utilizaram milhares de espiões e informantes para atacar opositores, conseguir segredos do inimigo e interferir na política interna de outros países.
Stalin e Truman(presidente dos Eua depois da Guerra)
disputam o mundo
O controle dos russos ia até a Europa Central englobando a Alemanha Oriental, Polônia, Hungria, Tchecolosváquia, Romênia e Bulgária. Algumas vezes a URSS interviu para manter esse controle, por exemplo em 1956 quando houve uma manifestação na Hungria a favor da saída do Pacto de Varsóvia e contra o controle da URSS e em 1961 quando os russos ergueram um muro em Berlin separando o lado comunista do lado socialista. Esse muro que se tornou símbolo da Guerra Fria, tinha 3 metros de altura e era  protegido com postos de policia, minas explosivas e cercas de arame farpado.
Na Ásia, a área de controle indireto da URSS incluia a Coreia do Norte, o Vietnã do Norte e a Mongólia e na década de 50 a China, que apesar da verba dada pelos americanos aos nacionalistas de Chiang Kai-chek, esses foram derrotados pelos comunistas de Mao Tsé-tung que criou a República Popular da China e se aliou a URSS.
Com a China entrando no bloco soviético, os EUA temeram que o comunismo se alastrasse pelo resto da Ásia e se deu início a uma campanha anti-comunista mais as tensões da política externa agitaram os americanos e se deu início a uma corrida armamentista. Foi buscando frear a expansão comunista que os EUA participaram das Guerras da Coreia (entre 1950 e 1953) e do Vietnã (entre 1960 e 1973). Simultaneamente fizeram do Japão um aliado contra os comunistas (ajudando esse país a se recuperar economicamente) e realizaram pactos de defesa mútua com Nova Zelândia, Austrália e Filipinas.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário