terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Fim da Guerra

A partir do início de 1944, os aliados lutavam contra os alemães, que dominavam o centor e o norte italiano, na Itália. Em julho, a FEB(Força Expedicionária Brasileira) desembarcou seu primeiro regimento em Nápoles para ajudar os aliados.
Durante o ano de 1944, os russos expulsaram os alemães da URSS depois de 3 anos. Os nazistas começavam a ter falta de combustível pela destruição das refinarias na Romênia pelos Aliados. Apesar disso eles ainda tinham os mísseis teleguiados V1 e V2 que massacraram civis em Londres entre junho de 1944 e março de 1945.
Desembarque de soldados americanos na Normandia durante
o Dia D
Os ataques dos V1 e V2 não impediram o avanço dos Aliados. No dia 6 de junho de 1944, ocorreu o' mais longo dos dias', o Dia D, tando início a libertação da França. Antes de setembro, Paris já estava com os franceses e depois a invasão da Alemanha começou a ser planejada. O Exército Vermelho dos soviéticos, no lado oriental e o Exército americano(principalmente o 3º Exército do General Patton) do lado ocidental avançaram sobre a Alemanha e, no dia 1 de maio de 1945 os russos invadiram Berlim conquistando-a no dia seguinte. Logo em seguida, no dia 8 de maio de 1945, tropas nazistas na Itália, Aústria, Dinamarca e Holanda se renderam. Acaba a Guerra na Europa.
No front oriental, os Aliados reconquistaram as Filipinas e a Birmânia, em fevereiro de 1945 os americanos desembarcaram em terras japonesas e logo depois a URSS invadiu a Manchúria e a Coréia. Em agosto os EUA lançaram as bombas atômicas que aceleraram a capitulação japonesa: em Hiroshima no dia 6 e Nagasaki no dia 9. No dia 2 de setembro o Japão se rendem e a acabou a maior de todas as guerras.
Na Segunda Grande Guerra morreram 37,6 milhões de pessoas sendo 20 milhões de russos.6 milhões de judeus foram assassinados pelos nazistas, grande parte na Polônia. Ocorreram depois da Guerra os julgamentos no Tribunal de Nurember, em que chefes nazistas foram julgados por acusações de crimes contra a humanidade e alguns foram condenados a morte. 'As retaliações contra os nazistas tiraram a atenção do mundo dos crimes realizados pelos Aliados no final da Guerra como as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. Esses crimes ficaram impunes'.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário