terça-feira, 18 de outubro de 2011

A Segunda Grande Guerra no Brasil

No período entreguerras a relação entre Brasil e Alemanha se fortaleceram bastante, na década de 30, em alguns setores a participação alemã era quase igual a dos americanos.
Essa aproximação aumentou em 1937 com a instauração do governo ditatorial do Estado Novo e, quando Vargas quis instalar uma siderúrgica foi procurar empréstimos no governo nazista.
Essa ligação entre Alemanha e Brasil preocupou os EUA, que estavam interessados nas matérias-primas e no mercado consumidor brasileiro. Para vencer a concorrência alemã, o presidente dos EUA Franklin Delano Roosevelt(FDR) pôs em prática sua política de boa vizinhança com o objetivo de cooperação entre os países americanos, oferecendo empréstimos e se ofereceu a aumentar as importações de produtos latino-americanos. Esse foi o contexto que possibilitou o Brasil obter 20 milhões de dólares para construir a siderúrgica de Volta Redonda.

Desenho em homenagem a FEB(cujo logo era a cobra
está fumando) feito por Walt Disney

Simultaneamente o governo dos EUA tentou conquistar o mercsdo brasileiro divulgando maravilhas da sociedade americana pelo rádio, pelo cinema, por revistas e incentivando o consumo e se iniciava a americanização do Brasil. Walt Disney criou o personagem Zé Carioca e a cantora Carmen Miranda virou estrela de Hollywood divulgando o samba brasileira.
Com o Brasil entrando na Guerra em 1942, as relações com os EUA melhoraram , mas lutar no lado dos Aliados era contraditório, pois enquanto viviamos numa ditadura a FEB defendia a liberdade. Enquanto aumentavam as comemorações da vitória dos Aliados, as críticas ao Estado Novo aumentaram. No começo de 1945 Vargas cedeu as pressões e iniciou uma abertura do regime: eleições foram marcadas, a formação de partidos políticos foi legalizada, a anistia a presos políticos foi decretada e o DIP foi extinto.
Mas o prestígio de Vargas com o povo era tão grande que iniciou a ganhar força um movimento popular pedindo a permanência de Vargas no poder com o lema de Queremos Getúlio. Alguns políticos e alguns chefes militares ficaram desconfiados e agindo rápido, depuseram Vargas do poder no dia 29 de outubro.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário