terça-feira, 4 de outubro de 2011

A Segunda Grande Guerra

Em 1940, a Alemanha já havia dominado a França e entr o final desse ano e o início de 1941 tentaram derrotar os britânicos por meio de bombardeiros que atingiram as grandes cidades inglesas, poreém a força aérea inglesa(RAF) derrotou os alemães e impediu uma invasão alemã em seu país.
Quanto a Itália entrou na guerra em junho de 1940, novas frentes de combate foram abertas e, em 1941 o EIXO ocupava a Iugoslávia, a Grécia e o Egito(que era área de influência inglesa) e conseguiram alianças com a Romênia, a Bulgária e a Hungria. Tendo o domínio da Europa Central, Hitler se voltou para o leste e iniciou a Operação Barbarossa(invasão da URSS).
Enquanto isso na Ásia, os japoneses conquistaram o norte da China e da Indochina além de conquistarem colônias inglesas, francesas e holandesas no Sudeste Asiático e no Pacífico Sul. A ausência de matérias-primas fundamentais era um ponto fraco da produção bélica do Japão. Em julho de 1941 os americanos anunciaram um bloqueio comercial ao Japão, que respondeu com um ataque a Pearl Harbour(um porto militar americano no Havaí) em dezembro do mesmo ano. Foi a razão dos EUA entrarem na guerra.
Em 1942, os Aliados compostos por EUA, Inglaterra e URSS iniciaram uma mudança no curso da guerra. Os exércitos americanos e australianos derrotaram diversas vezes os japoneses, porém esses ainda tinham posições importantes. A Grã-Bretanha reconquistou o Egito e soldados aliados marchavam sobre Marracos e Argélia. Foi também o ano em que os nazistas decidiram iniciar o extermínio de judeus e a utilizar os povos conquistados como mão de obra escrava nas fábricas germânicas.
Imagem da Batalha de Stalingrado(1942-1943)
No início(janeiro) de 1943, depois de uma heroica resistência dos russos em Stalingrado e logo depois os expulsaram da URSS. Posteriormente os russos conquistaram dos alemães a Bulgária, a Hungria, a Polônia, a Tchecolosváquia e a Iugoslávia. Em maio os Aliados expulsaram os alemães do norte da África, liberando o Mediterrâneo e em julho invadiram a Sicília e Mussoli foi deposto. Em setembro do mesmo ano o novo governo italiano assinou a rendição da Itália para os Aliados.





- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário