terça-feira, 8 de novembro de 2011

Governos Dutra e Vargas

Depois do fim do Estado Novo, em 1945 ocorreram eleições para presidente que foram vencidos pelo General Eurico Gaspar Dutra, que governou de 1946 a 1950 e durante o seu governo colocou o Brasil claramente do lado americano da Guerra Fria com o Partido Comunista posto na ilegalidade em 1947, dizendo que este era uma organização internacional revolucionária. Diversos sindicatos que tiveram seus dirigentes acusados de serem comunistas sofreram ações do Ministério do Trabalho. Apesar de estar garantido na Constituição de 1946 o direito da greve foi suspenso por um decreto-lei.
O Brasil rompeu as relações com a URSS sob pressão dos EUA. Em 1949 foi fundada a Escola Superior de Guerra(ESG) com o auxílio de militares dos EUA e virou um centro de ensino e difusão do anti-comunismo e do pró-captalismo. Os oficiais e civis que estudaram na ESG viraram a elite intelectual que defendia os ideiais dos EUA.
Em 1950 o mandato de Dutra acabou e seu sucessor foi Getúlio Vargas. O novo governo de Vargas era nacionalista economicamente e isso fez com que os políticos e empresários conservadores ficassem desconfiados dos planos de Vargas e eram contra seus projetos. Apesar disso, com grande apoio popular foi criada a Petrobras, uma empresa do Estado e única empresa que podia explorar e refinar petróleo no Brasil.
Outro problema era a economia do país, que estava com os preços altos e os salários baixos. Em 1953, apesar de existir leis que proibiam as greves, ocorreram movimentos grevistas em São Paulo, Rio de Janeiro, Santos e Belém. João 'Jango' Goulart, o Ministro do Trabalho atendeu a maioria dos pedidos dos trabalhadores e dobrou o salário mínimo. Para os conservadores era outro sinal da tendência comunista do governo Vargas e se iniciou uma campanha contra Vargas na rádio, nos jornais e na televisão.
Policiais carregam Carlos Lacerda depois do
atentado que os militares atribuíram a
Vargas
Os opositores acusaram Vargas de ter ordenado um atentado contra o jornalista de oposição Carlos Lacerda(que sobreviveu) e por isso chefes militares pediram a sua renúncia. Sob pressão, Vargas se suicidou no dia 24 de agosto de 1954 e explicou o suicídio em uma carta-testamento e houve uma comoção do povo. Seu vice, Café Filho assumiu o governo e em 1955 aconteceram novas eleições com a vitória de Juscelino Kubitschek, mas até a posse dele ocorreram muitas conspirações de golpe tanto de membros da oposição quanto de militares.



- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário