quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Governos Jânio Quadros e Jango

Jânio Quadros(direita) e João 'Jango'
Goulart(esquera) tomando posse
como presidente e vice respectivamente
No início de 1961, Jânio Quadros fo eleito, com o maior número de votos no Brasil até então, presidente. Jânio era um político personalista e pretendia moralizar o Brasil, dar um fim na corrupção e fazer um governo para as classes baixas. Para equilibrar a economia brasileira ele desvalorizou a moeda, diminui o orçamento federal e as ajudas financeiras além de dificultar para os empresários a obtenção de crédito. Essas medidas  resultaram na alta dos preços, os negócios foram paralisados e todas as classes sociais e o Congresso não estavam satisfeitos.


Ignorando as críticas Jânio tentou reestabelecer as relações diplomáticas com a URSS, criticou a tentativa dos EUA de invadir Cuba e deu a Ernesto 'Che' Guevara(um dos líderes da revolução em Cuba) a Ordem do Cruzeiro do Sul(mais importante medalha do Brasil). Esse gesto foi contra a política da Guera Fria e irritou  maior parte da opnão pública brasileira.

No dia 24 de agosto de 1961 o então Governador da Guanabara(antigo estado que incluia a cidade do Rio de Janeiro) Carlos Lacerda declarou que Jânio preparava um golpe de Estado e no dia 25 renunciou ao cargo, então o vice João 'Jango' Goulart seria o novo presidente, mas os militares erem contra por acharem que ele era comunista. O Brasil então se dividiu entre quem defendia a posse de Jango e quem se opunha a ela.

Essa obstáculo foi ultrapassado com a utilização do parlamentarismo(tipo de governo em que quem governa era o 1° Ministro) e Jango tomou posse como presidente(sem poder de governar). A adoção do parlamentarismo agradou a direita mas o Brasil ainda tinha problemas econômicos e sociais e passeatas eram tanto na cidade quanto no interior cada vez mais violentas. Em abril de 1962 o líder da Liga Camponesa de Sapé foi morto sob ordens de fazendeiros. 3 meses depois ocorreu a preimeira grave-geral nacional da história brasileira com quebra-quebras, saques e a morte de 42 pessoas no Rio de Janeiro. Além disso ocorreram muitas tensões entre o governo e o Congresso.

No início de janeiro de 1963(no dia 6) ocorreu um plebiscito para a continuação do parlamentarismo e aproximadamente 83% dos brasileiros votaram não. Então o Brasil retornava ao presidencialismo com Jango tomando posse como Chefe de Estado e de governo tendo ainda 3 anos de governo.

- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário