domingo, 6 de novembro de 2011

A Guerra que não foi

As rivalidades entre URSS e EUA levou os dois a uma disputa armamentista, a URSS fez seu primeiro teste que foi um sucesso com a bomba atômica em 1949.
Com medo do avanço tecnológico da URSS, os EUA incentivaram a pesquisa de armas mais mortíferas. Apartir daí, americanos e russos tentaram se superar em matéria de armamentos e tecnologia.
A disputa armamentista gerou a conquista do espaço. A URSS iniciou com dupla vantagem: lançou o 1° satélite artificial ao espaço(o Sputnik 1) em 1957 e o 1° homem a ir ao espaço(Yuri Gagarin, que pilotava a Vostok 1) no dia 12 de abril de 1961. Em 1969  os americanos deram o contra-golpe ao chagarem na Lua.
A tecnologia espacial acabou levando ao ICBM, missíl balístico que atingia um alvo a milhares de quilômetros de distância e logo depois foi  criado o missíl anti-balístico, que destruia o ICBM antes dele atingir o alvo. Os países da OTAN e do Pacto de Varsóvia construiram bases de lançamento de míssies e logo já haviam muitas bases.
A Guerra Fria, que durou de 1947 a 1989, foi uma disputa armamentista que colocou o globo sob ameaça nuclear que poderia destruir o mundo e foi um peródo de grande tensão no mundo todo e houvo uma forte disputa econômica, tecnológica e diplomática entre EUA e URSS pelo dominío do globo.
Propaganda americana sobre a ameaça
comunista
A propaganda nesse período foi uma arma de intensidade similar a da ameaça de uma guerra nuclear. Os países captalistas atacavam a URSS exaltando a liberdade de expressão, a facilidade de consumo e possibilidades de enriquecimento para todo mundo. Diziam que no socialismo não existia liberdade e o Estado exercia uma ditadura.
A propaganda dos países socialistas falava da desigualdade social, do desemprego e da decadência moral(prostituição,pornografia e drogas) dos países captalistas. Ainda exaltava a superioridade do comunismo já que o Estado garantia emprego, educação e moradia para o cidadão.



- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário