quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Juscelino Kubitschek

Logo no começo do seu mandato, Juscelino Kubitschek(JK) que governou de 1956 até 1961 colocou em execução o Plano de Metas, um programa do governo que tinha como lema'50 anos(de progresso) em 5(de governo)' e buscava o rápido deselvolvimento do Brasil e por isso mantinha o controle do Estado em diversos setores da economia e também abria o Brasil para o capital estrangeiro oferencendo facilidades para empresas estrangeiras instalarem indústrias no Brasil.
O que resultou desse nacional-desenvolvimentismo de JK foi um gigantesco surto industrial, durante o seu mandato a produção industrial brasileira aumentou 80%, principalmento no setor de bens de consumo duráveis(carros, eletrodomésticos, etc.) e o maior aumento foi na indústria automobilística na qual havia muita presença estrangeira(por exemplo, a Ford, a General Motors, a Volkswagen e a Toyota).
Montadoras de automóveis e fornecedoras de autopeças se instalaram no ABC paulista(perto do porto de Santos) e em poucos anos o número de operários e empresas quase drobou nesse lugar.
Juscelino Kubitschek
A construção de Brasília também foi um símbolo do governo de JK, que foi construída em 41 meses e inaugurada no dia 21 de abril de 1960. Brasília foi planejada pelo centenário arquiteto Oscar Niemeyer e pelo urbanista Lúcio Costa e a construção da nova capital atraiu milhares de operários(chamados de candangos) principalmente das regiões norte e nordeste.
O nacional-desenvolvimentismo de JK contou com o apoio de diversos setores sociais e gruos políticos que tiveram seus interesses atentidos pelo governo.
Esse crescimento industrial acelerado gerou otimismo mas haviam muitas contradições. Poucas regiões do Brasil e apenas uma parte da sociedade se aproveitaram desse crescimento e as desigualdades sociais e regionais aumentaram ainda mais.A dívida externa do Brasil aumentou e ampliou a dependência externa do Brasil e a emissão da moeda aumentou a inflação, afetando os assalariados  levando a uma onda de greves, com 65 greves em 1959 em todo o Brasil.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário