quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O Golpe de 1964

Jango foi empossado como presidente e logo começou a defender seu projeto de reformas de base, entre elas a reforma agrária que pretendia desapropriar fazendas improdutivas com mais de 500 hectares. Jango também planejava aprovar o salário mínimo, a jornada de 8 horas, férias remuneradas e a sindicalização ao trabalhador rural.


Esse programa de reformas de base levou a forte reações. Empresários, altos oficiais, latifundiários, políticos de direita e alguns membros da Igreja Católica classificavam o programa de comunista e além disso, em parte da imprensa falada e escrita os conservadores influenciaram a opnião pública e colocaram a classe média contra Jango.

Quem apoiava essas reformas eram os políticos progressistas. as centrais sindicais, a UNE, as Ligas Camponesas, oficiais de baixo escalão e outros membros da Igreja Católica. Mas esses grupos não estavam unidos e alguns deles pediam reformas mais extremas. Os esquerdistas pregravam as reformas ou reformas mais radicais em congressos, comícios, livros, panfletos, greves, etc.

O Brasil estava dividido politicamente e também lidava com uma forte crise econômica e social. Essa insegurança deixou investidores longe do Brasil e os EUA não concordaram em renegociar a dívida externa do Brasil. Por causa disso, Jango colocou em vigor a Lei de Remessa de Lucros(que dizia que parte dos lucros das multinacionais deveria ser aplicado no Brasil) no começo de 1964.

Já que o Congresso não aprovava as reformas de base, Jango pediu auxílio diretamente com as massas urbanas e ocorreu um grande comício na estação ferroviária Central do Brasil no Rio de Janeiro e no final do comício Jango assinou o decreto que desapropriava as terras nas margens de ferrovias e rodovias.
Marcha da Família com Deus pela Liberdade, em que 400 mil
paulistas pediram a deposição de Jango
Preucupados com essas ações de Jango, seus opositores anteciparam o golpe para tirá-lo do poder. No dia 19 de março de 1964, em São Paulo ocorreu uma passeata com 400 mil pessoas pedindo o fim do governo comunista de Jango. Os governadores de Minas Gerais e da Guanabara além dos grandes jornais apoiaram a deposição de Jango. O Embaixador dos EUA ofereceu auxílio financeiro e militar. No dia 31 de março de 1964 os militares depuseram Jango do poder. Jango fugiu para o Uruguai e no Brasil foi instaurada uma ditadura militar que colocou o país sob dependência dos EUA.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário