domingo, 6 de novembro de 2011

O Mundo pós Segunda Grande Guerra

Após o fim da Segunda Grande Guerra, a maior parte do globo estava arrasada e as perdas de vidas e de materiais arruinaram as atividades econômicas dos países que sofreram com a guerra e muitas nações ainda tinham que pegar gigantescas dívidas, como os EUA.
Para os americanos, a guerra auxiliou na boa situação econômica do país, com o aumento da produção industrial e agrícola o desemprego foi quase eliminado. Os EUA saíram da guerra com um poder econômico e militar ampliado e ainda mais, tinham a bomba atômica, eram com certeza uma super-potência.
Mas o inimigo em comum entre comunistas e captalistas(o nazifacismo) havia sido derotado e a aliança entre eles foi desfeita e além disso, viraram adversários nas décadas seguintes, EUA e URSS lutavam pela liderança global. Esse clima de disputa mudou a reconstrução da paz em divisão do globo entre as duas super-potências: EUA e URSS. O marco desse período foi a divisão da Alemanha feita em 1949 que a separou em dois países: a República Federal da Alemanha(RFA) sobre influência dos  captalistas e a República Democrática Alemã(RDA) sobre influência dos comunistas.
Reunião da cúpula da OTAN em 2002
A liderança americana se concentrou nas nações da Europa Ocidental e por isso os EUA lançaram em 1947 o Plano Marshall, um programa para a reconstrução econômica dos países captalistas a partir de auxílios econômicos. 2 anos depois EUA, Canadá e países da Europa Ocidental assinaram um acordo político-militar denominado Organização do Tratado do Atlântico Norte(OTAN) visando a defesa mútua e impedirem a ampliação da influência soviética.
A URSS completou seu controle dos países do leste europeu que eram ocupados pelos exércitos russos desde o fim da guerra, a econômia dessas nações foi fechada para países captalistas e nessas nações foi instaurado um sistema comunista baseada no modelo da URSS. Em 1955, em resposta a OTAN, esses países assinaram o Pacto de Varsóvia e se comprometeram a se ajudar mutuamente caso fossem invadidos por outras nações.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário