quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A Sociedade Brasileira entre 1945 e 1964

Entre 1945 e 1960, a sociedade brasileira passou por grandes mudanças como a urbanização acelerada nas pequenas e médias cidades. No começo dos anos 40, São Paulo e Rio de Janeiro tinham mais de 1 milhão de habitantes cada e na década seguinte tinham o dobro disso. A imigração d pobres nordestinos foi umportante nessa grande urbanização.A migração dentro do Brasil foi incentivada tanto pela miséria e as grandes secas no nordeste tanto pela maior possibilidade de encontrar trabalho e o aumento da rede rodoviária no sudeste. Na região sudeste aconteceu um grande aumento industrial e do comércio e serviços, além de uma remodelação(avenidas, edifícios) das áreas urbanas.
A rádio foi o mais importante meio de comunicação no Brasil entre as décadas de 30 e 60. O rádio era fabricado no país e ampliou o mercado das gravadoras de disco e das emissoras de rádio. A televisão começou no brasil na décade de 50 com a emissora TV Tupi, de São Paulo, e só começou a se tornar popular perto da década de 60. Em 1964 existiam 31 emissoras de TV no Brasil.
Passeata da UNE na década de 60
O rádio, a televisão, o cinema e a imprensa iniciaram a cultura de massa no Brasil e foram fundamentais para a formação da opnião pública. Os novos meios de comunicação e a maior urbanização derem maior destaque as desigualdades e aos conflitos sociais ocorrendo comícios, greves e mobilizações políticas que conseguiam rapidamente uma projeção nacional. O movimento sindical nas cidades era liderado pela Central Geral dos Trabalhadores(CGT) e o movimento dos estudantes era liderado pela União Nacional dos Estudantes(UNE). Esses 2 movimentos e essas 2 organizações tinham muito espaço no rádio, na televisão e na imprensa.
Simultaneamente a modernização das cidades, a área rural não foi alterada e estava sob o domínio dos latifundiários, mas apesar disso em algumas regiões do Brasil se iniciou um movimento dos trabalhadores rurais coma fundação de uma associação conhecida com a Liga Camponesa, em 1955 pelos funcionários do engelho Galileia em Pernambuco. Com o auxílio do advogado Francisco Julião os camponeses ganharam as terras em que moravam e a partir de 1961 as ligas camponesas pregavam uma grande reforma agrária, radicalizaram os seus atos e ocuparam engenhos e enfrentaram a polícia.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário